Editora Reflexão

Curso: Teologia Armínio-Wesleyana

Professor(a): VINICIUS COUTO 

Duração: 12 mes(es)

Avaliação:


  • Por: R$ 59,90 / mês

Assinar

NOME DO CURSO: Teologia Armínio-Wesleyana

NOME DO PROFESSOR: Vinícius Couto

DURAÇÃO: 1 Ano / 1 aula ao mês

TEMPO TOTAL DO CURSO: 9 horas

CERTIFICADO: Sim

E-MAIL PARA CONTATO: cursos@editorareflexao.com.br

*Nossos cursos livres não requer avaliação.

*Assista as aulas a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

Proposta do curso:

A proposta deste curso é de trabalhar a Teologia Armínio-Wesleyana nos quatro eixos da teologia cristã: bíblica, histórica, sistemática e prática. Sendo assim, o curso apresenta um pouco de sua origem na história do cristianismo, demonstrando como influenciou e como foi influenciado. Apresenta os fundamentos teológico-sistemáticos dessa escola soteriológica e liga tais fundamentos com a teologia prática, evidenciando sua holisticidade e relevância para o século XXI. Tais evidências são descortinadas por meio da exegese bíblica.

 

Sobre o Professor:

Vinicius Couto é Ministro ordenado da Igreja do Nazareno. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Castelo Branco, Bacharel em Teologia pela Faculdade Nazarena do Brasil, pós graduado em História da Teologia pela FaeteSF e em Ciência da Religião pela Universidade Cândido Mendes e Mestre em Teologia pela Faculdade Batista do Paraná. Articulista da Revista Defesa da Fé, editor da Revista Bona Conscientia (periódico especializado em teologia arminiana e/ou wesleyana), membro fundador do NEW (Núcleo de Estudos Wesleyanos), Coordenador do curso de especialização em Teologia Armínio-Wesleyana e Transformação Social do Seminário Teológico Nazareno do Brasil, Coordenador dos cursos de graduação e pós-graduação em teologia da Faculdade Nazarena do Brasil, tradutor de diversas obras de teologia arminiana e wesleyana e autor dos livros "Introdução à Teologia Armínio-wesleyana," "Culto cristão: origens, desenvolvimento e desafios contemporâneos" e "Em favor do arminianismo-wesleyano: um estudo bíblico, teológico e exegético de sua relevância na contemporaneidade", "Igreja Reformada Sempre Sendo Reformada: a fidelidade aos princípios da Reforma e sua atualidade nas teologias arminianas clássica e wesleyana" além de outras obras. Link para o lattes: http://lattes.cnpq.br/4248156992793751

Fale com o professor pelo e-mail: prviniciuscouto@yahoo.com.br

Aula 1 - História do Movimento Wesleyano

Nesta aula é contado um pouco da biografia de John Wesley, sobre como ele foi educado por sua mãe, sua vida de aluno na Universidade de Oxford e seu envolvimento com o clube santo, sua viagem missionária para a colônia inglesa da América do Norte, o retorno para a Inglaterra decorrente das decepções na colônia inglesa e seu restabelecimento ministerial na Inglaterra. Além disso, esta aula se preocupa em desdobrar como surgiu o Movimento de Santidade e o Pentecostalismo Clássico.


Aula 2 - Fundamentos da teologia armínio-wesleyana

A teologia arminiana possui dois desdobramentos importantes: o primeiro é constituído pelo próprio pensamento do reformador holandês Jacó Armínio e o segundo por uma perspectiva que foi fiel às ideias de Armínio, mas que trouxe uma releitura de outros pontos importantes, tais como o modus operandi da graça preveniente e da mecânica da santificação. O objetivo desta aula é demonstrar os fundamentos do desdobramento wesleyano e suas peculiaridades 


Aula 3 - A importância da imago Dei para a Teologia Wesleyana

John Wesley dividia a imagem de Deus em três partes: natural, política e moral. O foco desta aula é de apresentar os conceitos wesleyanos sobre essas divisões e demonstrar como esta imagem foi afetada pela Queda. Outrossim, para a teologia de Wesley, um ponto teológico chave é a compreensão de que esta imagem é restaurada com a regeneração, evento importante para Wesley pois demonstra a holisticidade de sua teologia.


Aula 4 - A santificação na teologia wesleyana

John Wesley pode ser considerado um reformador no sentido de ter dado sequencia na averiguação doutrinária da doutrina da santificação. O lema ecclesia reformata et semper reformada est (igreja reformada sempre sendo reformada) comprova isso, pois este teólogo britânico desenvolveu detalhadamente a continuidade da justificação por meio da santificação. 


Aula 5 - Arminianismo e sua relevância para a contemporaneidade

Em algumas esferas acadêmicas, a discussão milenar sobre a mecânica da salvação tem sido considerado algo ultrapassado, obsoleto e desnecessário. Há que apelide pejorativamente essa discussão de "medieval", pois não atende mais aos anseios do ser humano pós-moderno. Contudo, nesta aula, é possível perceber que a teologia armínio-wesleyana é mais holística do que se pensa e pode atender às demandas pós-modernas por meio de um pensamento bem elaborado.


Aula 6 - Metodologia hermenêutica Wesleyana

Para desenvolver uma teologia de relevância pós-moderna não é preciso trabalhar numa releitura densa do pensamento wesleyano. A presente aula mostra que, embora haja necessidade de algumas releituras, o ponto de partida pode ser o mesmo que Wesley usava em seus dias. Por isso, nesta aula é apresentado o método hermenêutico de Wesley, bem como discussões contemporâneas sobre esse método.


Aula 7 - O cristão e a cultura na teologia Armínio-Wesleyana

O relacionamento do cristão com a cultura foi diversificado ao longo dos anos. Richard Niebhur chegou a estudar esse fenômeno e apresentou as principais maneiras como os cristãos lidaram com o externo social. Nesta aula, os pontos de vista apresentados por Niebhur são elencados com foco na demonstração de qual era a perspectiva adotada pelo clérigo anglicano John Wesley.


Aula 8 - A imago Dei e o relacionamento com Deus

Já foi estudado como a doutrina da imago Dei possui grande importância para a construção teológica de John Wesley. Nesta aula, bem como nas seguintes, há uma apresentação mais abrangente de como a restauração da imagem de Deus prevê, em primeira instância, a restauração do relacionamento com Deus. Nesse sentido, a teologia wesleyana é altamente conversionista e evangélica.


Aula 9 - A imago Dei e o relacionamento consigo mesmo

Visto que a imago Dei possui um caráter relacional, Wesley se preocupou em demonstrar que a restauração da imagem de Deus prevê uma transformação do relacionamento do ser humano consigo próprio. Desta maneira, questões como a auto-estima, saúde e o estudo dos temperamentos são altamente importantes nesta aula, que apresenta como o ser humano regenerado precisa refletir a imagem divina.


Aula 10 - A imago Dei e o relacionamento com o próximo

O relacionamento com Deus e consigo mesmos já foram abordados. Nesta aula, a preocupação é de apresentar como a restauração da imagem de Deus alcança o próximo. Visto que a imago Dei é relacional, Wesley se preocupou em demonstrar como alguém regenerado lida com o próximo no que diz respeito a questões familiares, espirituais e sociais. Nesse sentido, Wesley foi um dos mais proeminentes líderes envolvidos com a transformação social.


Aula 11 - A imago Dei e o relacionamento com a natureza

Para a teologia de Wesley, Deus se preocupa com a restauração não apenas do ser humano, mas também da criação. Desta maneira, a presente aula apresenta o pensamento wesleyano sobre a redenção de toda a criação e da responsabilidade do cristão perante o meio ambiente. Esta aula é um diálogo entre teologia e ecologia, algo que desemboca num princípio que o professor Vinicius Couto tem chamado de "mordomia responsável".


Aula 12 - Construindo uma cosmovisão Armínio-Wesleyana

Depois de perceber como a teologia armínio-wesleyana é holística, a última aula deste curso quer provocar os alunos a contribuírem na construção de uma cosmovisão cristã que tenha como ponto de partida a soteriologia armínio-wesleyana. Nesta aula, portanto, estão presentes elementos como a história do conceito de cosmovisão, como ele chegou à teologia, quais os principais teólogos que têm estudado o assunto e como desdobra-lo para o contexto armínio-wesleyano.


1 - História do movimento Wesleyano

2 - Fundamentos da teologia Armínio-Wesleyana

3 - A importância da imago Dei para a teologia Wesleyana

4 - A santificação na teologia Wesleyana

5 - Arminianismo e sua relevância para a contemporaneidade

6 - Metodologia hermenêutica Wesleyana

7 - O cristão e a cultura na teologia Armínio-Wesleyana

8 - A imago Dei e o relacionamento com Deus

9 - A imago Dei e o relacionamento consigo mesmo

10 - A imago Dei e o relacionamento com o próximo

11 - A imago Dei e o relacionamento com a natureza

12 - Construindo uma cosmovisão Armínio-Wesleyana

Não existe bibliografia para este produto.