Editora Reflexão

Curso: Teologia Arminiana e a História da Igreja Adventista

Professor(a): EZEQUIEL GOMES 

Duração: 10 mes(es)

Avaliação:


Em breve!

NOME DO CURSO: Teologia Arminiana e a História da Igreja Adventista

NOME DO PROFESSOR: Ezequiel Gomes

DURAÇÃO: 10 meses / 1 aula ao mês

TEMPO TOTAL DO CURSO: 7 horas e meia

CERTIFICADO: SIM

E-MAIL PARA CONTATO: cursos@editorareflexao.com.br

*Nossos cursos livres não requer avaliação.

*Assista as aulas a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

Proposta do curso:

O curso "Teologia Arminiana e a História da Igreja Adventista" consiste em dez aulas a respeito das principais doutrinas da Igreja Adventista do Sétimo dia e das polêmicas mais comuns relativas a essa denominação. As aulas descrevem a história e teologia adventistas a partir dos seus fundamentos armínio-weleyanos, com um tratamento equilibrado entre aquilo que o adventismo tem em comum com os demais arminianos e wesleyanos e aquilo que permanece singular em seu entendimento doutrinário ou prática religiosa.

 

Sobre o professor:

O professor desse curso é Ezequiel Gomes: Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Adventista no UNASP-EC; Mestre em Teologia Bíblica pelo Seminário Adventista Latino Americano de Teologia; autor da Editora Reflexão.

Fale com o professor pelo e-mail: ezeksalt@hotmail.com

Aula 0 - Introdução


Aula 1 - IASD: Uma seita exclusivista ou apenas mais uma denominação arminiana?

Nessa aula temos um olhar adventista atento sobre a tão propalada natureza "sectária" do adventismo do sétimo dia. O tema é abordado a partir da definição de "seita" no livro de Atos, na sociologia da religião e na mentalidade popular que usa o termo de forma pejorativa e depreciativa. Um olhar sobre o adventismo, hoje, convidará o estudante a considerar a pergunta se o desenvolvimento da organização adventista não lhe torna simplesmente mais uma dentre várias denominações arminianas no mundo hoje.


Aula 2 - Ellen White: uma herege mentalmente debilitada ou apenas uma arminiana carismática mal compreendida?

Nessa aula é abordada a recorrente temática da posição e influência dos escritos de Ellen White sobre a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Provavelmente não exista nenhum tópico relacionado à fé adventista que seja tão polêmico e carregado como esse. O aluno será convidado a vislumbrar a amplitude e complexidade dos conceitos em torno dos "dons espirituais", especialmente profecia, nesse caso específico, e a lidar com algumas das posturas acusatórias que o adventismo sofre em função de sua visão particular dessa intrigante questão.


Aula 3 - A teologia do Grande Conflito X a TULIP calvinista

A chamada teologia do "grande conflito" representa a cosmovisão adventista fundamental, cuja orientação teológica é puramente armínio-wesleyana. Nessa aula iremos contrastar essa cosmovisão com a cosmovisão calvinista, especialmente a partir do foco soteriológico naquilo que pode ser apreendido a partir das chamadas "doutrinas da graça", ou TULIP.


Aula 4 - Os fundamentos do arminianismo adventista

Nessa aula teremos um olhar mais atento sobre a identificação dos pressupostos que fazem da teologia adventista uma teologia genuinamente arminiana. Lançaremos um olhar sobre os principais temas em torno da discussão entre arminianos e calvinistas a fim de identificar claramente que em todas essas discussões os adventistas estão firmemente alinhados no lado arminiano dessa discussão. Ao final a aula tratará das razões do desconforto de alguns arminianos clássicos e wesleyanos considerarem o adventismo como arminiano.


Aula 5 - A lei de Deus na relação entre Antigo Testamento e Novo Testamento

Nessa aula adentrarem umas das discussões mais essenciais da teologia adventista naquilo que ela se manifesta como uma defesa da lei de Deus. O tema é controverso em função da milenar polêmica em torno das relações entre AT e NT, entre antiga e nova alianças. Nessa aula será demonstrada a visão adventista em torno da questão a partir de uma avaliação da complexa revelação da lei por todo o cânon bíblico.


Aula 6 - A guarda do sábado e a salvação pela graça

Poucos temas são tão identificados como "adventistas" como a questão da guarda do sábado no sétimo dia da semana, aquele que antecede o domingo e não pode ser substituído ou confundido com nenhum outro dia da semana. Muitas questões polêmicas surgem no contexto dessa ampla discussão e um dos temores da comunidade evangélica de uma forma geral é que a posição adventista seja "legalista" e fira o princípio inegociável da salvação pela graça. Nessa aula será demonstrada a compatibilidade entre a adesão à lei de Deus nos termos em que a lei de Deus se manifesta claramente na Bíblia e a salvação pela graça cujo fundamento escriturístico é inegável e representa o único caminho de salvação.


Aula 7 - A teologia da Expiação na cruz, no santuário celestial e no ritual do Bode Azazel

Nessa aula lidamos com uma das recorrentes acusações de heterodoxia e heresia contra a Igreja Adventista do Sétimo Dia, naquilo que se refere à teologia adventista da expiação, que reconhecidamente é uma das marcas singulares e distintivas de sua teologia face às convicções católicas e evangélicas (calvinistas ou arminianas) a respeito do tema. Esse material dá as razões da posição adventista e demonstra a natureza arminiana das convicções adventistas a respeito do tema como um todo. Foco especial é dado ao ritual do bode azazel naquilo que a IASD rechaça veementemente que sua teologia torna Satanás em alguma espécie de co-redentor da humanidade em função da punição que sofrerá como aquele que deu luz ao pecado no universo e participou de todos os pecados cometidos na face da terra.


Aula 8 - 1844 e o Juízo Investigativo

Nessa aula chegamos ao ápice da teologia adventista ao falarmos dos eventos relativos ao ano de 1844 e ao chamado "juízo investigativo". Uma perspectiva geral e ampla da teologia adventista é oferecida nessa aula e nela são as respondidas algumas das principais questões sobre a teologia adventista do juízo, vindicada como essencialmente arminiana em conteúdo e espírito.


Aula 9 - Alimentação, música e demais usos e costumes

Nessa aula serão tratadas algumas das sensibilidades adventistas em torno de usos e costumes como foco especialmente na questão da alimentação e do vegetarianismo (obrigatório?) entre os membros e líderes da igreja. A aula também falará das polêmicas em torno do uso de jóias, música com implicações e aplicações ao mundo dos entretenimentos de forma geral.


Aula 10 - A teologia da Perfeição Cristã em moldes escatológicos

Nessa aula tocamos naquelas questões que provavelmente sejam as mais importantes a respeito de toda a teologia adventista, que têm que ver com a aplicação das doutrinas adventistas à sua escatologia particular. Falaremos das questões relativas ao chamado "fechamento da porta da graça" à luz da discussão sobre as doutrinas do pecado e da perfeição no adventista. Essa aula explicará a razão do legalismo e do perfeccionismo que existem em vários círculos adventistas a despeito da Igreja já se manifestar contra as principais conclusões desse grupo dentro da IASD. A aula coloca em relevo a pluralidade teológica interna que existe no adventismo e indica caminhos para que o aluno entenda todo esse contexto antes de fazer juízos sobre o que, de fato, a Igreja Adventista do Sétimo Dia crê.


Curso livre de Teologia Arminiana Adventista. O curso se propõe a oferecer um panorama geral da história da Igreja Adventista do Sétimo Dia sob a perspectiva de suas doutrinas, com ênfase especial em sua herança teológica arminiana-wesleyana.

O Público alvo do curso é composto por qualquer pessoa que deseje conhecer melhor a teologia adventista. O curso não é proselitista, mas puramente informativo e voltado a defensores e críticos do adventismo.

 

Aulas:

Introdução pessoal e panorama geral do curso

1- IASD: Uma seita exclusivista ou apenas mais uma denominação arminiana?

2- Ellen White: uma herege mentalmente debilitada ou apenas uma arminiana carismática mal compreendida?

3- A teologia do Grande Conflito X a TULIP calvinista

4- Os fundamentos do arminianismo adventista: teologia, antropologia e soteriologia

5- A lei de Deus na relação entre Antigo Testamento e Novo Testamento

6- A guarda do sábado e a salvação pela graça

7- A teologia da Expiação na cruz, no santuário celestial e no ritual do Bode Azazel

8- 1844 e o Juízo Investigativo

9- Alimentação, música e demais usos e costumes

10- A teologia da Perfeição Cristã em moldes escatológicos

Bibliografia básica

Nisto Cremos: As 28 crenças fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia / [Associação Ministerial da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, (organização)]; Tradução Helio L. Grellmann. – 8 ed. – Tatuí-SP: Casa Publicadora Brasileira, 2008.

Teologia do Remanescente: uma perspectiva eclesiológica adventista. [Editor Ángel Manuel Rodríguez; Tradução Cecilia Eller Nascimento]. – Tatuí-SP: Casa Publicadora Brasileira, 2012.

Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia. [Editor Raoul Dederen; Tradução José Barbosa da Silva]. – Tatuí-SP: Casa Publicadora Brasileira, 2011.

Questões sobre doutrina: o clássico mais polêmico da história do adventismo / notas e introdução história por George Knight. – Ed. Anotada – Tatuí-SP: Casa Publicadora Brasileira, 2008.

DOUGLASS, Herbert E. Mensageira do Senhor: o ministério profético de Ellen G. White. Tatuí-SP: Casa Publicadora Brasileira, 2009.

KNIGHT, George R. Em busca de identidade: o desenvolvimento das doutrinas adventistas do sétimo dia. Tatuí-SP: Casa Publicadora Brasileira, 2011.

NICHOL, Francis D. Respostas a objeções: uma defesa bíblica da doutrina adventista. Tatuí-SP: Casa Publicadora Brasileira, 2004.

 

Bibliografia complementar

Compreendendo as Escrituras: uma abordagem adventista. [Editor George W. Reid]. Engenheiro Coelho-SP: Unaspress, 2007.

O Futuro: a visão adventista dos últimos acontecimentos. [Editores Alberto R. Timm; Amin A. Rodor; Vanderlei Dorneles]. Engenheiro Coelho-SP: Unaspress, 2004.

KNIGHT, George R. A visão apocalíptica e a neutralização do adventismo: estamos apagando a nossa relevância? Tatuí-SP: Casa Publicadora Brasileira, 2010.

SCHARWZ, Richard W; GREENLEAF, Floyd. Portadores de luz: história da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Engenheiro Coelho-SP: Unaspress, 2009.