Editora Reflexão

Blog

Graça Resistível

RESENHA

Valdemir Pires Moreira*

RODRIGUES, ZWINGLIO.

Graça Resistível.

São Paulo: Editora Reflexão, 2016, 112 p.

 

Que arminianos e calvinistas acreditam na necessidade da graça de Deus para a salvação do homem, disso não temos dúvidas. No entanto, essa semelhança termina quando analisamos essa mesma graça em ação. Para o calvinismo a graça é irresistível. No arminianismo ela é resistível, como demonstram vários versículos da Bíblia Sagrada.

Graça Resistível é mais uma obra que compõe a Coleção Arminiana publicada pela Editora Reflexão. É uma obra diferente das demais publicadas até aqui pelo menos em dois quesitos: 1. Traz alguns gráficos que demonstram de maneira didática o assunto proposto na obra e, 2. O final de cada capítulo é seguido de uma atividade. O professor e teólogo Zwinglio Rodrigues aborda de maneira clara ser possível ao homem caído resistir à graça oferecida por Deus.

Na introdução da obra, o autor esclarece ser impossível o homem se achegar a Deus sem o auxílio da graça divina. Rodrigues, de maneira inequívoca, diz crer na doutrina da graça resistível pôr esta ser bíblica. No primeiro capítulo, aborda-se o sentido do termo graça, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento. O segundo capítulo apresenta algumas descrições do termo graça. O terceiro capítulo tece considerações sobre a graça no pensamento teológico de Jacó Armínio, a relação da graça no processo de salvação, a graça de Deus e sua universalidade, a relação entre graça e livre-arbítrio e sobre a graça resistível defendida por Armínio, doutrina que o teólogo holandês entende estar comprometida com as Escrituras. No quarto capítulo analisa-se a doutrina da graça e a discussão em torno da mesma. O quinto capítulo apresenta a base bíblica para doutrina da graça resistível. O sexto capítulo estuda a doutrina da graça resistível a partir da rendição de Saulo de Tarso no caminho de Damasco. A obra é concluída pelo autor asseverando que a doutrina da graça resistível é uma doutrina bíblica.

A obra é referência no assunto e contribui bastante para uma compreensão dessa doutrina tão importante nas Sagradas Escrituras. Meus agradecimentos ao autor Zwinglio Rodrigues e a Editora Reflexão por mais essa obra de contribuição para o cenário teológico brasileiro.

 

*Valdemir Pires Moreira é diácono da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Caucaia (CE), professor da Escola Bíblica Dominical e Administrador das páginas no Facebook Teologia Arminiana em Vídeos e Teologia Arminiana em Livros.

 

Não existem comentários ainda. Clique aqui e deixe o seu comentario

Você precisa estar conectado para deixar um comentário. Clique aqui para autenticar.